5 dicas para cozinhar no Campismo

Descubra como cozinhar no campismo sem se chatear. Torne as suas refeições mais descomplicadas e saborosas.

 

Já deixou de ir acampar pela complicação que é cozinhar? Descubra como cozinhar no campismo sem stress.

Cozinhar no campismo é realmente um grande desafio, adaptarmo-nos a outra realidade sem o conforto das nossas cozinhas nem sempre é fácil. No entanto, há algumas ações simples que podemos tomar para tornar este processo menos complicado. Muitas vezes a solução passa por planear as refeições, não esquecer os temperos, ter cuidado com a conservação dos alimentos e com o local onde cozinhar e ter sempre um plano B.

Optar por cozinhar no campismo não só é mais económico como também permite manter uma alimentação saudável, uma vez que sabe e escolhe o que está a comer e controla melhor as quantidades.

Aprenda 5 dicas para descomplicar as refeições no campismo:

1 – Planear as refeições

Prepare uma ementa antes de ir acampar. Programar as suas refeições atempadamente permite economizar e evitar o desperdício, visto que leva apenas as quantidades de ingredientes necessários. Além disso, permite que aproveite melhor o seu tempo, já que não o irá ocupar com as compras. Outra grande vantagem de planear as refeições é levar todos os utensílios necessários para a confeção dos pratos. Assim, não irá ficar irritado pela falta de uma colher ou da tábua.

2– Cozinhar com temperos

A cozinha no campismo obriga a alguma imaginação visto que normalmente está limitada a uma boca de fogo/um fogão. Os dias de campismo são uma boa oportunidade para matar saudades da comida de tacho: a típica jardineira e as ervilhas/favas com ovo escalfado. Para diversificar os pratos nos acampamentos é essencial levar alguns temperos: pimentas, piri-piri, pimentão doce, orégãos, louro e caril. Por exemplo, acrescentar caril a um prato proporciona uma viagem gastronómica até à India.

3—Conservar os alimentos

No campismo é essencial tomar algumas precauções com os alimentos e com a sua conservação para evitar qualquer tipo de contaminação e problemas de saúde. Para preservação dos alimentos é importante a utilização de uma arca frigorifica/geladeira, não é necessário que seja elétrica. Os sacos de congelação também são uma boa opção para conservar a comida. Outra dica importante é congelar todos os alimentos que puder, assim têm maior durabilidade e refrescam os outros alimentos da arca.

4— Espaço de cozinhar

As condições para cozinhar são muito difíceis de prever, diferem bastante de parque de campismo para parque de campismo. Opte por fogões a gás estáveis, a estabilidade permite maior segurança. Na hora de escolher um lugar para cozinhar, procure um local protegido do vento, afastado da sua tenda, de vegetações e materiais inflamáveis. Nunca deixe o fogão ligado sem vigilância e assegure-se que está fora do alcance das crianças. Após o campismo, não deite o cartucho de gás vazio no lixo, leve-o para um centro onde possa ser reciclado.

Conheça os cartuchos de gás universal Galp Energia

5—Plano B

Leve algumas refeições alternativas para o caso de imprevistos. Por precaução, leve algumas conservas e enlatados. Por exemplo, feijão frade com atum é uma ótima opção para dias de maior preguiça ou se tudo o resto falhar.

Conheça as nossas soluções Galp para cozinhar e iluminação durante as suas aventuras na natureza.