Encontre aqui todas as respostas às perguntas mais frequentes sobre o gás em garrafa!
Qual o preço da garrafa de gás?
O mercado do gás de garrafa é liberalizado, pelo que o valor final é definido pelas entidades comercializadoras. Consulte aqui o preço da sua garrafa de gás Galp.
O que é a caução?
Quando compra uma garrafa de gás tem que pagar um valor adicional pelo equipamento pela tara, caso não tenha uma garrafa de capacidade equivalente para entregar. No entanto, ao devolver a garrafa o valor ser-lhe-á restituído, caso apresente o documento comprovativo de pagamento da caução.
Como faço a devolução da garrafa?
Caso tenha o documento de caução, ser-lhe-á devolvido o valor que consta no documento (depósito de caução). Caso não tenha consigo o documento de caução, ser-lhe-á devolvido um valor de 3€ por cada garrafa GALP de 11, 12 e 13 kg, e 9€ por cada garrafa de 45 kg (valores já com IVA incluído).
Poderá devolver a sua garrafa de gás nas lojas Bongás Energias. Saiba qual é a loja mais perto de si (clique aqui).
Que tipo de gás devo utilizar? Butano ou propano?
O gás butano é o mais recomendado para os consumos domésticos (eficiente para cozinhar e aquecimento de águas sanitárias). O propano é indicado para clientes com grandes consumos, como por exemplo o setor hoteleiro e a restauração.
Posso trocar uma garrafa de outra marca por uma da Galp? Tenho algum custo adicional?
Pode fazê-lo, sem qualquer custo! Para isso, basta levar a sua garrafa de gás a qualquer loja Bongás Energias, ligar 800202421 ou online e trocá-la por uma garrafa Galp. Quando o fizer terá de oferta um redutor para que possa utilizar, de imediato, na sua nova garrafa!
Quem deve instalar um aparelho a gás (esquentador ou fogão) em minha casa?
Estes aparelhos só podem ser instalados por um prestador de serviços oficialmente credenciado (www.dgeg.pt), estando desta forma salvaguardadas as necessárias condições de segurança. A Bongás Energias tem uma equipa de assistência técnica autorizada e certificada.
Se tiver algum problema com a minha garrafa de gás como é que faço para pedir assistência técnica?
Em caso de emergência, ligue 962424190 (Aveiro) ou 962879498 (Cantanhede). Para informações sobre produtos e serviços de gás Galp, utilize o número verde 800 20 24 21 (disponível das 9h às 19h30, de segunda a sexta; 9h – 13h aos sábados), ou o e-mail: comercial.gas@bongasenergias.pt
Posso armazenar garrafas adicionais em casa?
Sim. No entanto, a lei proíbe o armazenamento de garrafas de gás, cheias ou vazias, em caves.
Moro num prédio com mais de 28 metros de altura, posso ter gás engarrafado?
Não. A lei proíbe a utilização de gás de garrafa em “prédios de grande altura”, ou seja, com mais de 28 metros de altura – medidos da via de acesso ao último piso de habitação.
O que significam os números na mangueira que liga o redutor ao fogão?
Os números indicam a validade da mangueira. Não se esqueça de nos contactar para a sua substituição, perto da data assinalada.
Tenho a garrafa de gás de butano no exterior. Há problema?
Eventualmente. Com baixas temperaturas, o gás butano tem mais dificuldade em passar da fase líquida para a gasosa, pelo que os seus equipamentos podem não funcionar corretamente. Nesta situação, o gás propano será uma melhor opção – tendo apenas de instalar novos redutores.
Que cuidados especiais devo ter com o gás?
Nas ligações aos aparelhos a gás deve certificar-se de as mesmas são realizadas por uma equipa de assistência técnica certificada. O tubo de borracha deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar e apresentar a respetiva marcação – tipo de gás e data de validade.
O tubo de borracha deve ser substituído sempre que:
– a validade inscrita encontra-se caducada;
– se apresentar fissuras ou marcas de degradação.
Caso uma destas situações se verifique contacte-nos que fazemos a substituição dos tubos e redutores, gratuitamente.
Como receber a minha garrafa de gás em casa?
A Bongás Energias realiza entregas de garrafas de gás Galp ao domicílio. Para isso, basta escolher uma das seguintes opções:
- Efetuar a sua encomenda online (clique aqui);
- Contactar a linha verde: 800 20 24 21;
- Encomendar na loja mais próxima (ver aqui).
O que é o seguro de cliente Galp? Como o ativo?
A Galp oferece aos seus clientes de gás em garrafa um Seguro Gás Galp com uma cobertura até 30.000€ que cobre as despesas com danos físicos e materiais resultantes de acidente com gás divididos pelas seguintes categorias:
– 10,000€ para danos materiais do cliente Galp, dos membros do agregado familiar e/ou pessoas que com ele coabitem ou trabalhem;
– 10,000€ para lesões corporais do cliente Galp, dos membros do agregado familiar e/ou pessoas que com ele coabitem ou trabalhem;
– 10,000€ para Terceiros.
Para ativar, deve ser cliente Galp em garrafa de gás e fazer a ativação AQUI.
Caso uma destas situações se verifique e por razões associadas às sua segurança, contacte-nos a fim de se proceder, de forma gratuita, à substituição dos tubos e redutores.
