Acha que sabe tudo sobre gasóleo agrícola e de aquecimento?

Sabia que existe gasóleo verde e vermelho? Descubra o que é, para que serve e as vantagens do gasóleo agrícola e do gasóleo aquecimento.

 
Quantos tipos de combustíveis conhece?

No mercado atual existe uma oferta diversificada de combustíveis, desde rodoviário, de aquecimento a agrícola. Cada gasóleo tem características diferentes, ou seja, distintas propriedades químicas e diferentes aditivos, que o adequam aos diferentes destinos. Além disso, muitas vezes são adicionados corantes para facilitar a identificação dos distintos tipos de combustível.

Gasóleo Colorido e Marcado

O gasóleo colorido e marcado, vulgarmente conhecido por gasóleo verde e agrícola/ corado, é utilizado na frota de pesca portuguesa (rebocadores, lanchas e embarcações de transporte de passageiros), para além dos setores agrícola e florestal.

Este combustível pode ser utilizado em motores fixos, tratores, ceifeiras, debulhadoras, motocultivadores, motoenxadas, motoceifeiras, máquinas de colheita agrícola automotrizes, máquinas automotrizes diversas, máquinas específicas de exploração florestal e embarcações.

Tecnicamente, o gasóleo colorido e marcado possui as mesmas características do gasóleo rodoviário. No entanto, distingue-se pela coloração verde, o combustível agrícola possui um aditivo de natureza química que permite a sua fácil deteção e fiscalização.

O gasóleo verde, enquadrado numa categoria fiscal, possuí uma a redução ou isenção da taxa de imposto sobre produtos petrolíferos. Porém, o seu uso indevido, ou seja, em máquinas que não estejam legalmente habilitadas, é punido nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias, aprovado pela Lei nº 15/2001 de 5 de junho.

O controlo e acesso a este produto efetua-se através da utilização de um cartão de gasóleo, o cartão verde, que é atribuído pelo Ministério da Agricultura e Pescas em determinadas condições. Este cartão é pessoal e intransmissível.

Solicite orçamentoou ligue 234 301 103.

Gasóleo de Aquecimento

O Gasóleo de Aquecimento destina-se exclusivamente a equipamentos de aquecimento, ou seja, é o produto indicado para aparelhos de queima de uso doméstico, comercial e industrial como aquecimento central, de piscinas, estufas, entre outros.

Este produto é comercializado em conformidade com a legislação em vigor (de. lei nº 223/2002 de 30 de outubro) , não podendo ser utilizado em motores de combustão interna. Tal como o gasóleo agrícola, este combustível possui um marcador com corante vermelho para facilitar a identificação.

O Gasóleo de Aquecimento é composto por uma fórmula exclusiva com aditivos específicos, oferecendo maior poder calorífico que outros gasóleos. Isto é, graças à sua composição química e à sua maior densidade, preserva as condições de utilização, o que permite obter mais calor por litro que qualquer outro gasóleo, assegurando ainda uma manutenção mais fácil e económica, o que se traduz numa poupança significativa e redução das emissões poluentes.

Encomende jáou através do 234 301 103.

Conheça mais sobre o combustível a granel disponível na Bongás Energias.

Pretende receber cotações semanalmente? Inscreva-se neste questionário.