Águas Quentes Sanitárias

A água quente é indispensável no nosso dia a dia por isso escolha um equipamento eficiente para o aquecimento de águas sanitárias.

 

A.Q.S? Aquecimento de águas sanitárias? Se está a construir casa ou pretende equipar a sua habitação com equipamentos eficientes e sustentáveis, irá encontrar estes termos com frequência. Iremos explicar tudo sobre águas quentes sanitárias (A.Q.S.) para que tenha a certeza de que faz a escolha acertada.

Antes de tudo A.Q.S. são águas de consumo doméstico aquecidas por um esquentador, uma caldeira ou um sistema constituído por uma caldeira acoplada a um acumulador.

Existem duas formas de produzir águas quentes sanitárias através de águas instantâneas e águas por acumulação. No primeiro caso a água fria entra na caldeira para ser aquecida instantaneamente à medida que circula pelo permutador de calor do aparelho. Em contrapartida, no aquecimento de águas por acumulação o mesmo acontece quando a água fria da rede pública entra no acumulador onde é aquecida através do seu permutador e serpentina. No interior da serpentina, circula água que é aquecida em circuito fechado pela caldeira.

Bombas de Calor A.Q.S.

Uma excelente opção para o aquecimento de águas sanitárias e uma alternativa aos esquentadores e termoacumuladores convencionais. Conforme a bomba de calor aproveita a energia calorífica do ambiente, desumidificando-o e transfere-o para um permutador de calor enrolado à volta do acumulador. Desta forma é possível fazer o aquecimento da água por um custo aproximadamente quatro vezes mais baixo comparativamente a termoacumuladores elétricos e esquentadores a gás.

Vantagens

É um equipamento eficiente, ecológico, instalação versátil e ajusta-se às necessidades de cada habitação. Permite obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias chuvosos de inverno, sem recorrer à resistência elétrica. Por outro lado, há uma poupança até 70% de energia no aquecimento de águas e consequentemente redução na fatura elétrica.

De acordo com o perfil de consumo de cada cliente a bomba de calor A.Q.S. dispões de vários tipos de programação: Eco, Auto, Híbrido ou Férias. Dessa forma permite também definir uma dupla programação diária que entra em ação em caso de falha elétrica. Inegavelmente, é um equipamento seguro e amigo do ambiente porque não produz gases de combustão. Além disso, tem a possibilidade de extração de ar para aproveitamento do calor do exterior ou de outras divisões (lavandaria, cave, garagem, etc) e/ou possibilidade de insuflação de ar frio para as divisões que precisam de ar fresco.

Como escolher a capacidade?

Para que escolha a capacidade adequada da sua bomba de calor é necessário ter em conta os seguintes aspetos:

Número de banhos/ dia – Capacidade (Litros)

2/3 – 200 litros

4/5 – 250 litros

5/6 – 280 litros

Local de instalação

Um dos fatores mais importantes na instalação de uma bomba de calor é o local onde irá ficar. Quer seja uma obra nova ou quer seja uma substituição, há algumas recomendações que deve ter em atenção quando escolher o espaço ideal para a instalar. Por exemplo zonas técnicas com outros equipamentos com caldeiras, etc. Visto que a bomba de calor aproveita o ar quente dos espaços aumentando assim a eficiência na produção de AQS. No entanto como desumidifica o ar da divisão, ajuda na secagem da roupa, prevenindo danos causados por humidade. Por isso, recomenda-se a instalação em zonas técnicas, despensas, garagens e adegas.

A Bongás Energias disponibilizamos técnicos certificados com uma elevada experiência no aconselhamento e instalação de equipamentos eficientes. Caso pretenda maximizar a eficiência energética e a poupança na fatura, integre uma solução solar ou aposte num pack completo.

Peça o seu orçamento e comece já a poupar (clique aqui).