Ar Condicionado em casa vale a pena?

O ar condicionado é a solução mais eficaz, rentável e confortável de climatizar a sua casa. Um único equipamento que faz circulação, limpeza, aquecimento e arrefecimento do ar!

 

O ar condicionado dá-lhe o conforto em casa que sempre quis, de forma rápida e eficiente. Muito simples, arrefece no verão e aquece no inverno. Mas a questão mantêm-se: vale a pena ter ar condicionado em casa?

Muitas famílias têm nas suas casas aquecedores para as estações mais frias, ventoinhas para arrefecer os ambientes e até mesmo desumidificadores para prevenir humidades. Todos estes equipamentos podem ser substituídos por apenas um! Que lhe parece um único equipamento que faz circulação, limpeza, aquecimento e arrefecimento do ar? Verá que que no final a opção pelo ar condicionado deixará de ser um dilema.

Sabe como funciona o ar condicionado?

A base do funcionamento do ar condicionado passa pela absorção de energia e a sua libertação, no espaço onde o equipamento se encontra, em forma de calor ou frio. Para tal, é necessário a presença de uma unidade interior, outra exterior e tubos de ligação entre as duas unidades, nos quais circula o gás refrigerante. Este gás é o responsável por absorver a energia de uma unidade e libertar na outra.

Fique a conhecer as principais vantagens de investir num ar condicionado:

  • Conforto: confere-lhe poder de regular a temperatura, em qualquer altura e de forma imediata e eficaz. Para além disso evita correntes de ar em casa e ruídos do exterior;
  • Multifunções: para além de regular a temperatura, também consegue controlar a humidade e filtro do ar.
  • Ar mais limpo: mais-valia para espaços que se encontram, a maior parte do tempo, fechados, na medida em que contribui para a circulação e limpeza do qual, conservando a qualidade do ambiente;
  • Fluxo de ar direcionável: permite direcionar o ar para uma só direção ou para várias;
  • Aumento vida útil do imóvel: fruto dos materiais responsáveis pelo isolamento das habitações, com vista a perdas de temperatura e redução de ruídos, a respiração dos edifícios torna-se deficitária. Isto significa que terão mais propensão para criar humidade, proporcionando o aparecimento de bactérias e ácaros. Mas, sobretudo, potencia o perigo em caso de incêndio ou fugas de gás, pelo facto de a ventilação na construção já está comprometida desde início.

Atenção: os sistemas de ar condicionado não são aconselhados para pessoas com problemas respiratórios, especialmente por causa da variação causada pela circulação artificial do ar.

Como escolher o ar condicionado?

A escolha do equipamento mais adequado à sua habitação, ou até mesmo negócio, deve ter em conta os seguintes princípios:

  • Tipo de utilização: habitação ou negócio;
  • Número de divisões (mais que uma divisão deve optar pelo sistema multi split);
  • Ocupação média do espaço;
  • Orientação solar, pois vai influenciar a potência do equipamento;
  • Classificação energética igual ou superior a A.

Instalação por técnico certificado

O ar condicionado tem requisitos específicos de instalação e manutenção, que deverão ser feitos por uma assistência técnica certificada, como é o caso da Bongás Energias. Para além do aconselhamento da solução que se adapta à sua família e estilo de vida, temos em consideração fatores como a qualidade e segurança, daí sermos parceiros oficiais e credenciados da marca Vulcano.

Consulte a nossa área de climatização e conheça as nossas soluções para a sua casa ou negócio e qual o potencial de poupança. No caso de dúvidas por pedir aconselhamento técnico especializado online, pelo telefone ou nas nossas lojas. Garantimos que fará a escolha acertada e, mesmo que o investimento inicial seja mais elevado, verá que o ar condicionado é a solução mais eficaz, rentável e confortável de climatizar a sua casa.