Dicas de eficiência energética para crianças

É importante partilhar com as crianças a necessidade de preservar o meio ambiente e adotar comportamentos ecológicos. Assim, partilhamos algumas dicas divertidas de eficiência energética para crianças.

 

É importante partilhar com as crianças a necessidade de preservar o meio ambiente e adotar comportamentos ecológicos. As nossas ações de hoje têm impacto no futuro, por isso vamos contribuir para uma melhor qualidade de vida. Assim, partilhamos algumas dicas divertidas de eficiência energética para crianças.

Antes de tudo, faça uma breve apresentação do que é a energia, para que serve e porque é importante utilizá-la com consciência.

A energia é tudo aquilo que é capaz de produzir uma ação ou movimento de um objeto, de animais ou das pessoas.

Em outras palavras, a energia está em todo o lado, mesmo dentro de nós. Todo o nosso universo é energia.

Por exemplo, o carro movimenta-se devido à energia produzida no motor através do combustível. Quando estamos a cozinhar precisamos de gás para o fogão ou quando tomamos banho precisamos de um fonte de energia para aquecer a água. No caso dos painéis solares, a energia é produzida através do sol e convertida em eletricidade. A energia eólica é produzida através dos ventos.

As fontes de energia podem ser divididas em dois tipos:

Energias Renováveis

São obtidas de fontes naturais e inesgotáveis, como o sol, o vento, o calor da terra, as ondas e marés. Também pode armazenar para utilizar mais tarde. Portanto, é uma fonte de energia limpa e amiga do ambiente.

Energias Não Renováveis

São energias limitadas na natureza e não reutilizáveis. Por isso, podem esgotar com o uso desnecessário, como é o caso do petróleo, do carvão e do gás natural.

Questionário surpresa

Logo que o conceito e importância da energia esteja explicado, faça algumas perguntas para perceber que as crianças compreenderam. No final, se responderem corretamente, mime-os com um prémio.

Alguns exemplos de perguntas para colocar aos seus filhos:

  1. O que é a energia?
  2. É possível viver sem comida? E sem sol? Porquê?
  3. Porque temos de evitar usar as energias não renováveis?
  4. Qual o tipo de energia que nunca acaba?
Tomar banho com música

Limite o tempo de banho dos seus filhos à duração de uma ou duas músicas à escolha deles (que não durem mais de 4 minutos). Esta é outra forma divertida de economizar nos custos de aquecimento de águas quentes. Contudo, na Bongás Energias pode encontrar soluções que maximizem a eficiência energética e melhorem o conforto em casa, como o investimento em solar térmico ou bomba de calor, para aquecimento de águas.

Distribua um lenço de papel

Desafie os seus filhos a utilizarem o lenço de papel e a verificarem se encontram correntes de ar debaixo das portas, em torno das janelas e perto da lareira. Por exemplo, se o lenço se mover enquanto o seguram é porque encontraram um corrente de ar, por onde o ar frio e quente pode entrar no verão e inverno. Assim, ganha quem conseguir encontrar mais correntes de ar.

Correr para fechar as janelas

Peça aos seus filhos que fechem as janelas, com o propósito de evitar que a temperatura da habitação se perca. Assim, quem fechar mais janelas, vence!

Afinal, equipar a sua casa com ar condicionado também é uma alternativa eficaz. Não só permite arrefecer e aquecer as divisões, como também purificar o ar da sua casa.

Temperatura sob controlo

É importante que mantenha a temperatura dos seus eletrodomésticos ajustado para o verão e para o inverno.

Assim, atribua aos seus filhos a tarefa de manter as temperaturas controladas, porque é este tipo de responsabilidade que os ajuda a perceber a missão da eficiência energética.

Quem ficar mais tempo longe dos ecrãs

A fim de evitar que os seus filhos passem muito tempo enfrente aos ecrãs e optem por brincar ao ar livre, fazerem pinturas ou jogos de tabuleiro, proponha-lhes um jogo. Por cada 30 minutos que eles dispensem os ecrãs, ganham pontos e o que acumular mais vence ou então, perde o primeiro que desistir.

Além de uma família com atitudes eficientes, tenha uma casa eficiente. Com o sistema solar fotovoltaico para autoconsumo produza a sua própria energia. Desta forma, poupa na sua fatura de eletricidade como também contribuí para a diminuição da pegada carbónica.

Desfrute de todos os momentos com a sua família, no lugar mais seguro e confortável, a sua casa!