Dicas para poupar Gás

O gás em garrafa é utilizado para cozinhar, aquecer a casa e a água dos banhos. Partilhamos algumas dicas para poupar gás na sua habitação e consequentemente reduzir os seus consumos energéticos.

 

Não é novidade que o gás em garrafa é a opção de muitos portugueses quer seja para cozinhar como para aquecimento da habitação e da água dos duches. Sabemos que a pandemia veio abalar a economia de todos e por isso partilhamos algumas dicas para poupar gás no seu dia a dia.

Cozinha

Sabia que cerca de 50% do consumo de energia das casas ocorre na cozinha e na casa de banho? Nesse sentido, na cozinha o fogão e forno são os equipamentos a gás que nos permitem confecionar as refeições e, por isso têm um maior gasto energético.

Em primeiro lugar, antes de acender o fogão ou forno garanta que os ingredientes estão preparados: legumes cortados em pedaços pequenos para facilitar a confeção, refogado pronto, peixe e carne temperados. Ser eficiente na cozinha vai facilitar-lhe a vida e ajudar a poupar no gás.

Por outro lado, escolha sempre um queimador adequado ao tamanho da panela. Não é por escolher um queimador grande para um tacho pequeno que vai cozinhar mais depressa. Aliás, os queimadores de gás mais pequenos consomem até 10% menos de gás.

Ao mesmo tempo, e caso seja possível, use a tampa nos tachos para acelerar a fervura, assim aproveita melhor a energia do gás e a água ferve em menos tempo. Também a quantidade de água deve ser otimizada, com proveitos na diminuição do tempo que precisa para cozer os alimentos. Quando os seus alimentos começarem a ferver reduza a intensidade da chama, manter a chama alta não vai cozinhar mais rápido. Uma vez que os tachos e frigideiras não ficam frios assim que desliga o queimador, o calor residual terminará a cozedura.

Tem uma panela de pressão? Então, sempre que possível cozinhe neste tipo de panela. Necessita de menos gás para aquecer e cozinhar os alimentos de forma mais célere. A sua utilização permite uma poupança energética que pode chegar aos 15%.

Por último, desligue o fogão um pouco antes do tempo de confeção porque o calor acumulado fará a restante cozedura.

Do mesmo modo, na utilização do forno sugerimos boas práticas que deve adotar para reduzir o gasto de gás, nomeadamente a quantidade de vezes que abre a porta do forno. Sabia que sempre que abre a porta do forno há uma perda de 20% de energia? Por isso evite-o enquanto este está a funcionar.

Habitualmente ligamos o forno para pré aquecer e, de facto, em algumas refeições faz sentido essa ação, contudo para uma confeção com uma duração superior a uma hora não é necessário pré-aquecer o forno.

Se o seu forno tiver capacidade suficiente aproveite e cozinhe mais do que uma refeição numa única utilização. Por outro lado, aproveite o calor residual para terminar a confeção dos seus alimentos. Como resultado irá poupar tempo, energia e gás.

Casa de Banho

Conforme referimos no início deste artigo, a casa de banho também é uma divisão onde se despende muito consumo energético. Porém é possível tomar algumas medidas para poupar gás enquanto usa a água quente. Por exemplo, os banhos de imersão, por muito relaxantes que sejam, significam um consumo de água e gás desmedido. Ou seja, para um consumo eficiente aconselhamos um duche rápido (preferencial menos de 10 minutos) porque é mais ecológico e a sua carteira agradece.

Enquanto utiliza o champô/ gel de banho desligue a água para não ser desperdiçada e desta forma estará a otimizar os recursos de água e gás.

Por outro lado, caso o seu esquentador ou caldeira esteja programada para uma temperatura muito elevada, reduza a temperatura no próprio equipamento energético para consumir menos gás e ter uma temperatura confortável.

Estas são algumas dicas que permitem poupar gás e ser mais eficiente no uso desta energia.

Por fim, a realização de manutenções periódicas dos seus equipamentos evita avarias, fugas de gás, garante consumos estáveis e prolonga a vida útil dos mesmos. Saiba que os técnicos da Bongás Energias são certificados para a manutenção de equipamentos multimarca, previna-se e peça já o seu orçamento aqui.

Aproveite estas dicas para poupar gás e comece hoje mesmo a colocá-las em prática! E, caso precise de renovar a sua garrafa de gás Galp, poderá encomendar por telefone, online ou numa das nossas lojas e fazemos a entrega em sua casa!