Dúvidas Frequentes Gás em Garrafa

Saiba todas as respostas às suas dúvidas sobre gás em garrafa.

 

Encontre aqui todas as respostas às perguntas mais frequentes sobre o gás em garrafa!

Qual o preço da garrafa de gás?

O mercado do gás de garrafa é liberalizado, pelo que o valor final é definido pelas entidades comercializadoras. Consulte aqui o preço da sua garrafa de gás Galp.

O que é a caução?

Quando compra uma garrafa de gás tem que pagar um valor adicional pelo equipamento pela tara, caso não tenha uma garrafa de capacidade equivalente para entregar. No entanto, ao devolver a garrafa o valor ser-lhe-á restituído, caso apresente o documento comprovativo de pagamento da caução.

Como faço a devolução da garrafa?

Caso tenha o documento de caução, ser-lhe-á devolvido o valor que consta no documento (depósito de caução). Caso não tenha consigo o documento de caução, ser-lhe-á devolvido um valor de 3€ por cada garrafa GALP de 11, 12 e 13 kg, e 9€ por cada garrafa de 45 kg (valores já com IVA incluído).

Poderá devolver a sua garrafa de gás nas lojas Bongás Energias. Saiba qual é a loja mais perto de si (clique aqui).

Que tipo de gás devo utilizar? Butano ou propano?

O gás butano é o mais recomendado para os consumos domésticos (eficiente para cozinhar e aquecimento de águas sanitárias). O propano é indicado para clientes com grandes consumos, como por exemplo o setor hoteleiro e a restauração.

Posso trocar uma garrafa de outra marca por uma da Galp? Tenho algum custo adicional?

Pode fazê-lo, sem qualquer custo! Para isso, basta levar a sua garrafa de gás a qualquer loja Bongás Energias, ligar 800202421 ou online e trocá-la por uma garrafa Galp. Quando o fizer terá de oferta um redutor para que possa utilizar, de imediato, na sua nova garrafa!

Quem deve instalar um aparelho a gás (esquentador ou fogão) em minha casa?

Estes aparelhos só podem ser instalados por um prestador de serviços oficialmente credenciado (www.dgeg.pt), estando desta forma salvaguardadas as necessárias condições de segurança. A Bongás Energias tem uma equipa de assistência técnica autorizada e certificada.

Se tiver algum problema com a minha garrafa de gás como é que faço para pedir assistência técnica?

Em caso de emergência, ligue 962424190 (Aveiro) ou 962879498 (Cantanhede). Para informações sobre produtos e serviços de gás Galp, utilize o número verde 800 20 24 21 (disponível das 9h às 19h30, de segunda a sexta; 9h – 13h aos sábados), ou o e-mail: comercial.gas@bongasenergias.pt

Posso armazenar garrafas adicionais em casa?

Sim. No entanto, a lei proíbe o armazenamento de garrafas de gás, cheias ou vazias, em caves.

Moro num prédio com mais de 28 metros de altura, posso ter gás engarrafado?

Não. A lei proíbe a utilização de gás de garrafa em “prédios de grande altura”, ou seja, com mais de 28 metros de altura – medidos da via de acesso ao último piso de habitação.

O que significam os números na mangueira que liga o redutor ao fogão?

Os números indicam a validade da mangueira. Não se esqueça de nos contactar para a sua substituição, perto da data assinalada.

Tenho a garrafa de gás de butano no exterior. Há problema?

Eventualmente. Com baixas temperaturas, o gás butano tem mais dificuldade em passar da fase líquida para a gasosa, pelo que os seus equipamentos podem não funcionar corretamente. Nesta situação, o gás propano será uma melhor opção – tendo apenas de instalar novos redutores.

Que cuidados especiais devo ter com o gás?

Nas ligações aos aparelhos a gás deve certificar-se de as mesmas são realizadas por uma equipa de assistência técnica certificada. O tubo de borracha deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar e apresentar a respetiva marcação – tipo de gás e data de validade.

O tubo de borracha deve ser substituído sempre que:

– a validade inscrita encontra-se caducada;

– se apresentar fissuras ou marcas de degradação.

Caso uma destas situações se verifique contacte-nos que fazemos a substituição dos tubos e redutores, gratuitamente.

Como receber a minha garrafa de gás em casa?

A Bongás Energias realiza entregas de garrafas de gás Galp ao domicílio. Para isso, basta escolher uma das seguintes opções:

  1. Efetuar a sua encomenda online (clique aqui);
  2. Contactar a linha verde: 800 20 24 21;
  3. Encomendar na loja mais próxima (ver aqui).

O que é o seguro de cliente Galp? Como o ativo?

A Galp oferece aos seus clientes de gás em garrafa um Seguro Gás Galp com uma cobertura até 30.000€ que cobre as despesas com danos físicos e materiais resultantes de acidente com gás divididos pelas seguintes categorias:

– 10,000€ para danos materiais do cliente Galp, dos membros do agregado familiar e/ou pessoas que com ele coabitem ou trabalhem;

– 10,000€ para lesões corporais do cliente Galp, dos membros do agregado familiar e/ou pessoas que com ele coabitem ou trabalhem;

– 10,000€ para Terceiros.

Para ativar, deve ser cliente Galp em garrafa de gás e fazer a ativação AQUI.

Caso uma destas situações se verifique e por razões associadas às sua segurança, contacte-nos a fim de se proceder, de forma gratuita, à substituição dos tubos e redutores.