É urgente reduzir a Pegada Ecológica

Reduzir a pegada ecológica é uma prioridade de todos! Devemos mudar alguns dos nossos hábitos para salvar o nosso planeta.

 

As alterações climáticas são um dos temas mais polémicos nos dias de hoje. É um facto que os recursos naturais estão a diminuir e o padrão de consumo dos portugueses não contribui em nada para esta situação. Portanto, é urgente reduzir a pegada ecológica e ter hábitos de consumo mais amigos do ambiente.

O que é a Pegada Ecológica?

Reconhecida internacionalmente e desenvolvida pela Global Footprint Network , a pegada ecológica mede a relação entre os recursos produzidos pela natureza e o consumo humano.

Que tipos de Pegada Ecológica é possível medir?

É possível calcular a pegada ecológica do planeta, de uma região ou país, de uma pessoa ou de um produto.

Os resultados podem variar consoante os diferentes estilos de vida e de consumo, bem como quantidade de comida, bens e serviços consumidos.

Conforme os dados do Relatório Planeta Vivo, a pegada ecológica per capita em Portugal aumentou significativamente entre 2018 e 2020. Atualmente, o país está no 46.º lugar a nível mundial, com 4,1 hectares de terra necessários por pessoa. Ou seja, os portugueses precisam agora de 2,52 planetas para manter o seu atual estilo de vida, refere o estudo.

Sabia que a 29 de julho de 2019, o Planeta Terra já tinha consumido todos os recursos naturais do ano? Sabe o que isto significa? A capacidade do nosso planeta de renovar os seus recursos não acompanha a procura e o consumo humano. É necessário inverter esta tendência e saber qual o impacto das nossas escolhas no meio ambiente.

Como reduzir a nossa Pegada Ecológica?

É urgente tomarmos atitudes que melhorem a saúde do planeta. Nesse sentido sugerimos algumas dicas simples que deverá começar a pôr em prática:

  1. Sempre que possível, opte por transportes públicos, bicicleta ou faça a viagem a pé. Não só ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes para a atmosfera como também pratica exercício físico. Precisa de ir às compras? Então escolha sacos reutilizáveis e evite usar os de plástico.
  2. Quer mudar de carro? Opte pelos elétricos. Baixa manutenção e zero emissões de CO2.
  3. Reduza o número de vezes que consome carne ou peixe durante a semana. Afinal, grande parte dos gases de efeito de estufa vêm da produção massiva de carne. Não desperdice comida. Nesse sentido faça uma lista de compras e escolha prazos de validade mais longos.
  4. Faça a reciclagem, seja a separação correta do lixo ou a reutilização e renovação de materiais e objetos mais antigos.
  5. Diminua o consumo energético. Este, deve ser responsável e consciente. Por isso desligue os equipamentos das tomadas quando não estiver a usar. No caso de renovar algum eletrodoméstico avariado, prefira equipamentos de classe energética superior A.

A Bongás Energias disponibiliza as soluções mais eficientes para que a sua habitação contribua para a redução da pegada ecológica. Peça o seu orçamento aqui.

Todos juntos por um mundo mais sustentável!