Mobi.E – Fim dos carregamentos gratuitos

O carregamento de veículos elétricos deixa de ser gratuito nos Postos de Carrregamento Normais (PCNR). Será obrigatório ter um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica, emitido por um dos CEME. Conheça o nosso cartão CHARGE2GO.

 

A partir de 1 de julho 2020 termina o período transitório da rede Mobi.E, pelo que o carregamento dos veículos elétricos vai deixar de ser gratuito nos Postos de Carregamento Normais (PCNR).

A Mobi.E é uma rede infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, visando a promoção da mobilidade elétrica em Portugal. Assim sendo, após se ter iniciado o pagamento dos carregamentos nos Postos de Carregamento Rápido (PCR) em 1 de novembro de 2018 e nos carregadores localizados em espaços privados de acesso público a 1 de abril de 2019, com esta medida fica concluído o processo de concessão de toda a rede de postos de carregamento público.

Para a utilização de todos os postos da rede Mobi.E será obrigatório ter um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica, emitido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Desta forma, e como o fim dos carregamentos gratuitos, deixarão de ser válidos os cartões emitidos pela Mobi.E.

 “Com a conclusão do processo de concessão de toda a rede de postos de carregamento público, a fase plena de mercado a que agora se dá início configura-se como o derradeiro passo para a concretização do modelo português da mobilidade elétrica”, aponta a Mobi.E no seu comunicado oficial.

Os preços da energia serão determinados pelo mercado da mobilidade elétrica. Fatores como a percentagem de bateria e a temperatura exterior podem influenciar a velocidade de carregamento.

Portugal já conta com mais de 700 postos de carregamento de acesso público. Em resposta à pandemia, o Governo português vai aumentar o investimento em infraestruturas da mobilidade elétrica. Assim, irão ser instalados novos postos de carregamento ultrarrápido, nas principais vias de comunicação. Adicionalmente, também irão ser criados hubs de carregamento nas principais cidades.

Sabia que com 5€ consegue fazer mais quilómetros com um carro elétrico do que com um carro a gasolina ou gasóleo? E, sabia que os veículos elétricos têm menor custo de manutenção?
Tem uma empresa? Sabia que há isenção de tributação autónoma em sede de IRC e dedução do IVA nas despesas de eletricidade para carregamentos de veículos elétricos?

O futuro chegou e a mobilidade elétrica é a grande novidade do século. Não espere mais para comprar o seu veículo elétrico, contribuir para as metas ambientais e comportamentos mais eficientes.

Caso já tenha um veículo elétrico, peça já o seu cartão CHARGE2GO, para que o possa carregar em qualquer posto da rede Mobi.E. O cartão CHARGE2GO não tem qualquer custo de adesão nem anuidade e tem as melhores tarifas do mercado.

Na Bongás Energias o cartão CHARGE2GO será parte integrante das ofertas relacionadas com a mobilidade elétrica. Isto significa que caso esteja a pensar investir num carregador para o seu veículo elétrico ou num pack de eficiência energética, o cartão para o carregamento na rede Mobi.E será totalmente gratuito.