Mobilidade Elétrica

A mobilidade elétrica é a resposta energeticamente eficiente às necessidades económicas, ambientais e sociais. Conheça as vantagens e economize na fatura e no ambiente.

 

Numa altura em que as questões ambientais, a sustentabilidade e a poupança energética são palavras de ordem, a mobilidade eléctrica surge como uma resposta energicamente eficiente – meios de transporte movidos a energia eléctrica. Atendendo que a maior parte dos cidadãos europeus vive em cidades urbanas e as restrições às emissões de CO2, por parte do Conselho Europeu, o futuro da mobilidade encontra-se próximo. Os portugueses encontram-se na vanguarda desta tecnologia, ocupando o terceiro lugar na venda de veículos eléctricos e implementando políticas de fiscalidade verde.

Como funciona?

Antes de mais o consumidor tem que realizar um investimento num veículo elétrico. Atualmente existem algumas marcas que comercializam veículos eléctricos e híbridos, oferecendo diferentes autonomias e consumos. Algumas características dos veículos elétricos centram-se:Binário constante e disponível de imediato;

  • Ruído reduzido;
  • Desempenho superior;
  • Funcionalidades inovadoras;
  • Menores custos de combustível e manutenção.

Em relação ao carregamento do veículo elétrico este pode ser feito em casa – soluções individuais e para condomínios – e espaços públicos (Rede MOBI.E), com possibilidade de escolha entre um carregamento normal ou rápido, o qual pode durar de 1h a 12h.

Vantagens

1.Custos de manutenção reduzidos

Está comprovado que é mais económico conduzir um veículo elétrico. Estes têm menos componentes sujeitos a substituição ou limpeza, uma vez que os custos associados ao motor de combustão são eliminados (lubrificantes, filtros ou correias de transmissão). Para além disso, também o número de quilómetro entre revisões é mais elevado que um veículo a combustão.

2.Benefícios fiscais

Isenção do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos 100% elétricos (BEV) e redução do ISV para 25% para híbridos plug-in (PHEV). Em alguns municípios o estacionamento para a mobilidade elétrica é gratuito.

3.Poupança de energia

Possibilidade de carregamento do veículo elétrico em casa, com recurso a um carregador compatível com os seus consumos domésticos. Tem total liberdade para optimizar a energia em sua casa. Pode optar por carregar o seu veículo durante a noite (período de vazio) ou por packs de eficiência energética, conferindo-lhe autonomia na produção e armazenamento da sua própria energia. Recorra a uma solução integrada de painéis fotovoltaicos em conjunto com uma bateria, para além do carregador, e utilize a energia armazenada para carregar o seu veículo. Regra geral, um veículo elétrico permite uma poupança de cerca de 5€ por cada 100km percorridos.

4.Emissões zero

A mobilidade elétrica evita a emissão de gases com efeito de estufa, contribuindo para um melhor desempenho ambiental e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. No que toca à electricidade necessária para carregar as baterias dos veículos, esta pode ser proveniente de diferentes fontes: gás natural e fontes, eólica, solar e hídrica.

A mobilidade elétrica é a energia do futuro.

Mais de metade dos consumidores admite já ter pensado nesta solução e, outra grande parte, afirma mudar para um veículo elétrico,nos próximos anos. Estás decisões recaem sobretudo em motivações relacionadas com a poupança energética e o contributo verde.

Conheça as nossas soluções de carregadores elétricos, para ambientes privados ou de multiutilizador, como é o caso dos condomínios. A nossa assistência técnica certificada realizará a instalação e a manutenção do seu equipamento, para que nunca se tenha que preocupar com o seu equipamento.