O que é o AdBlue e para que serve?

Nos dias de hoje, com a crescente exigência ambiental sobre os motores a diesel, as empresas do sector automóvel procuram desenvolver soluções que reduzam as nocivas emissões de gases gerados nos processos de combustão. Conheça o Adblue, o que é, para que serve e como deve ser utilizado.

 

Nos dias de hoje, com a crescente exigência ambiental sobre os motores a diesel, as empresas do sector automóvel procuram desenvolver soluções que reduzam as nocivas emissões de gases gerados nos processos de combustão. Conheça o Adblue, o que é, para que serve e como deve ser utilizado.

O que é o AdBlue?

O AdBlue é um produto químico não inflamável, incolor e inodor, composto por uma solução de ureia e água desmineralizada, que reduz significativamente as emissões do nocivo óxido de nitrogénio (NOx).

A maioria dos carros Diesel modernos, comprados após 2015, têm o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction) instalado e permite o cumprimento dos limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias (Euro 6) ao ser utilizado em conjunto com o Adblue.

Este composto é injetado nos gases de escape dos carros a diesel para reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx) em conjunto com a tecnologia SCR. Nos gases de exaustão aquecidos, o AdBlue converte-se em Amoníaco e, no catalisador, neutraliza os NOx nocivos e converte-os em nitrogénio (N2) e H2O (vapor).

Este catalisador de redução seletiva (SCR) utiliza Adblue e converte o óxido de nitrogénio (NOx) em nitrogénio (N2) e oxigénio (O2).

Embora considerado por muitos como um aditivio, na verdade o AdBlue é um fluído adicional de utilização para automóveis a diesel e deve ser abastecido com regularidade. O Adblue deve ser conservado num local de baixa temperatura visto que congela abaixo dos -11ºC  e degrada-se acima dos 25ºC. No entanto, nas viaturas, o sistema SCR contempla um dispositivo de aquecimento do depósito de AdBlue que permite circular em todas a condições climatéricas.

O seu carro tem depósito AdBlue?

Os automóveis com AdBlue têm um depósito autónomo para este líquido. Dependendo do modelo do veículo, o local de armazenamento pode ser encontrado junto ao depósito de combustível, na mala ou no compartimento do motor. O depósito adicional tem capacidade para 12 a 17 litros e dura entre 6000 e 8000 km em condições de utilização normal. Embora as quantidades consumidas de AdBlue possam ser influenciadas por diversos fatores, como a temperatura de funcionamento do sistema, as características de condução e a temperatura ambiente, estima-se que a cada mil quilómetros seja consumido 1,5 a 2,5 litros do composto de AdBlue. Para garantir o bom funcionamento do seu automóvel deve atestar regularmente o depósito de líquido, no entanto as viaturas possuem um sistema de aviso no painel que dará a indicação de quando é necessário encher o depósito.

Sabia que…  Atualmente, um camião polui menos do que um carro a diesel com 10 anos de idade?

Um carro de 2000 liberta mais de 0,56g/km de NOx. Atualmente, a legislação da UE proíbe que os camiões libertem mais de 0,4g/kWh e que os automóveis emitam mais de 0,08g/km de NOx .

Assim, o desenvolvimento dos motores a diesel e o AdBlue permitem reduzir os gases poluentes que contribuem para o efeito estufa transformando os óxidos de azoto em componentes naturais do ar.

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