Conhece as regras de segurança de utilização de gás em garrafa?

Acha que sabe tudo sobre regras de segurança? Responda ao questionário e descubra se é um especialista em segurança de garrafas de gás.

 

Descubra as regras essenciais que deve seguir para manter a sua casa em segurança.

O gás engarrafado é um hidrocarboneto composto de hidrogénio e carbono. Este gás, também conhecido por gás de petróleo liquefeito (GPL), é extraído do petróleo através de operações de refinação. O gás em garrafa é uma solução energética económica e segura.  No entanto, é necessário tomar algumas precauções para evitar potencias incidentes. O uso indevido deste produto pode originar incêndios ou explosões.

Saiba como manusear as garrafas de gás em segurança

Garrafa e Redutor

As condições da garrafa e do redutor são fundamentais para o correto funcionamento do sistema. Na instalação assegure-se que a ligação do redutor à válvula ficou bem ajustada. Caso tenha algum problema com qualquer um destes equipamentos, válvula ou redutor, não utilize ferramentas, opte por contactar o seu revendedor. Após a utilização dos equipamentos a gás, é recomendado que redutor seja fechado.

Tubos Flexíveis

O correto funcionamento e utilização dos tubos flexíveis é essencial para assegurar a segurança do seu lar. O tubo de borracha utilizado deve ser apropriado para o gás em uso, existem tubos específicos tanto para gás butano como para propano e estes devem apresentar a respetiva marcação. O seu comprimento não pode ser superior a um metro e meio.

Na instalação do tubo flexível verifique que este se encontra bem ajustado, utilize abraçadeiras nas duas extremidades. Tenha, ainda, atenção para não dobrar qualquer parte do tubo e evite que este esteja próximo de alguma fonte de calor.

Os tubos flexíveis têm uma determinada vida útil definida, sendo que devem ser substituídos após o término da validade, cumpra rigorosamente este prazo. No entanto, se estes apresentarem marcas de degaste, fissuras ou aspeto ressequido, devem ser imediatamente substituídos.

Armazenamento e Manuseamento

No armazenamento das suas garrafas de gás há alguns princípios que deve seguir. Não guarde nem utilize as garrafas em caves. Além disso, preocupe-se em manter a garrafa sempre na posição vertical, não deite nem inverta.

Na deslocação das suas garrafas, defenda a válvula de qualquer impacto de modo a evitar perdas de segurança. No transporte não segure a garrafa de gás pela válvula, esta prática pode provocar alterações na mesma.

Encomende o seu gás na Bongás Energias. Para sua comodidade, temos à sua disposição um serviço de entrega ao domicílio e peritos especializados na assistência técnica para o ajudar.