Sistema Solar Térmico: O que é?

Quer poupar na fatura de aquecimento de águas sanitárias? Descubra o que é, as diferentes configurações e as vantagens de instalar um Sistema Solar Térmico.

 

O sistema solar térmico é ideal para a produção de água quente sanitária, para aquecimento de piscinas, ou como complemento ao aquecimento central . No entanto, é indispensável o apoio de sistemas convencionais para o aquecimento de águas. Este equipamento aproveita a fonte inesgotável e gratuita que é o sol, para a produção de calor de forma útil.

O painel solar térmico permite a redução de consumo de combustíveis fósseis, além disso, esta solução de aquecimento de águas não emite CO2 no seu funcionamento. Assim sendo, este equipamento promove a diminuição da sua pegada ecológica e contribui para a preservação do meio ambiente.

Sabia que … Mais de 24% do consumo energético é gasto na produção de água quente sanitária (AQS)?

Com a implementação de um sistema solar pode diminuir cerca de 70% dos custos com a água quente.

Como funciona o Sistema Solar Térmico

A superfície do painel solar transforma a luz solar em calor. Os coletores absorvem este calor no líquido solar e este fluído é transportado até ao depósito de água quente. A água fica disponível neste depósito isolante que impede o arrefecimento da mesma, permitindo, então, que a água seja utilizada em períodos sem exposição solar.

Conheça as configurações disponíveis no mercado

Circulação Natural – Termossifão

O sistema de circulação por termossifão é constituído por 1 ou 2 painéis e um depósito de água no ponto mais alto do painel. Este sistema funciona baseando-se nas leis da física, deste modo, é calculado de modo a permitir que a água quente suba para o reservatório– originando a circulação natural do fluído térmico. Esta solução de aquecimento é destinada a moradias unifamiliares, sendo ideal para espaços mais reduzidos. Esta configuração é a mais económica e a mais simples de instalar na sua habitação. Nos sistemas de termossifão, o tamanho do tanque e dos painéis pode ser escolhido conforme as suas necessidades.

Circulação Forçada

O sistema de circulação forçada é composto por 1 ou 2 painéis e um depósito de água colocado no espaço interior. Deste modo, o depósito não está exposto às alterações climáticas, evitando, assim, perdas de temperatura. A circulação do fluído térmico é forçada pela ação de um sistema de bombagem controlado eletronicamente. Este sistema de circulação permite maior eficiência, visto que existe um menor desaproveitamento de energia.

Sistema Solar Térmico Ideal

Assim, a escolha do sistema solar térmico varia consoante diferentes critérios: as necessidades de água quente, o número de pessoas que habita a casa, os hábitos de consumo de água e região do país. Confira na tabela o número de litros necessários consoante o número de utilizadores.

Conheça as nossas soluções de energia renovável que temos para si!